7 erros de posicionamento de TV plana que você pode estar cometendo. Confira!

A televisão, para muitos, é considerada o coração da sala. Por isso, se você tem uma TV plana, saiba o que você NÃO deve fazer na hora da decoração.

Embora presente em praticamente todos os lares brasileiros, saber como e onde posicionar sua televisão pode ser mais complicado do que se imagina – e ainda mais com o aumento de adeptos das Smart TVs. Você, por exemplo, já deve ter cometido uma dezena de erros no decorrer da vida. Mas, para evitar que eles se repitam novamente, é preciso saber o que fazer e o que não fazer ao decorar sua próxima sala de estar. Por isso, confira a seguir 7 erros comuns (para se evitar) ao decorar qualquer ambiente com uma TV plana.

1. Dispense móveis como este!

Móvel para TV plana
Imagem: Family Handyman

Embora ainda comuns nas casas das vovós, móveis como esse devem ser olhados apenas como relíquias do passado e deixados no século 20! Atualmente, o objetivo é misturar sua TV plana com o resto da decoração – e não ser o centro das atenções. Por isso, racks e painéis, por exemplo, podem ser ótimas soluções para substituir as antigas vitrinas desajeitadas.

Veja também:

+ Siga essa fórmula simples para comprar a TV certa para a sua casa!

+ Sala de TV: 5 dicas de iluminação para um ambiente mais aconchegante

+ Revestimento com painel de madeira: aprenda como utilizar na parede essa tendência

2. Quando a TV plana é maior do que a parede…

TV Plana
Imagem: Reprodução/Posh Pennies

Se a sua situação está mais ou menos como essa… então é melhor encontrar outro lugar para sua TV plana! Porque não há nada mais bizarro do que uma televisão que “salta” da parede. Tente deixar pelo menos alguns centímetros de espaçamento ao lados do aparelho. O ideal seria 8 cm no mínimo!

3. Fixar alto demais

TV plana
Imagem: Reprodução/Posh Pennies

Posicione sua televisão na mesma linha do olhar ou apenas um pouco abaixo. Não existe nada mais desconfortável e frustrante do que ter que ficar fazendo esforço quando tudo o que você quer é assistir um filme relaxado. Essa regra vale para praticamente qualquer lugar, exceto para ambientes bem grandes, onde o sofá esteja posicionado mais longe da TV que o habitual. Mas, caso contrário, a regra é clara.

4. Quando o rack é pequeno demais

TV Plana
Imagem: Reprodução/Posh Pennies

É claro que o exemplo acima é um caso extremo, mas esse erro é mais comum do que você imagina!

Como TVs são medidas de forma diagonal e racks de forma horizontal, nunca se esqueça de medir sua TV horizontalmente também para que haja uma proporção coerente entre os dois. Aproximadamente, sua televisão deve ocupar no máximo 2/3 da superfície do móvel.

5. Errar a distância entre TV e sofá

TV Plana
Imagem: Reprodução/Posh Pennies

É claro que a distância perfeita pode variar conforme sua disponibilidade de espaço. Porém, estima-se que a TV e o sofá devem estar separados por ao menos 2 metros. É claro que, aqui, gosto e preferência importam, sim. Então, se estiver ainda na dúvida, vale a pena testar o melhor posicionamento na prática ou buscar mais informações através dos sites das fabricantes.

6. Usar suportes de parede grosseiros

Suporte
Imagem: Reprodução/Posh Pennies

Apesar de funcionais e tentadores, os suportes para TV articulados são simplesmente… feios. Sua TV deve se misturar na decoração do ambiente e não “pular” da parede e se projetar para o restante da sala. Embora úteis, devem ser evitados a qualquer custo e utilizados apenas em situações extremamente delicadas.

Veja também:

+ Instalações e cabos de internet: saiba como melhorar o sinal do wifi

+ 8 erros na sala de estar que os designers de interiores não suportam

+ Veja as TVs que a Sony desenvolveu para os jogadores de PlayStation

7. Espremer a TV na quina da sala

Erros comuns
Imagem: Reprodução/Posh Pennies

Mais um erro clássico! Espremer sua TV plana no canto da sala de estar é a pior aposta que uma decoração pode ter. Posicionar o maior ponto focal de um ambiente para uma quina é simplesmente desconfortável, acabando por completo com a sensação de abertura e fluidez do local. Mesmo se você tiver espaço limitado, vale a pena usar um pouco da criatividade para tentar evitar erros como esse.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebookou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Back to top